Aos meus estimados alunos, dedico aqui uma lembrança:
Por volta de 2007, durante os exames finais, a gloriosa turma "c", me pediu encarecidamente para adiar em 24h a aplicação da prova final.
Aproveitando a presença deles em sala e a viabilidade do calendário, pontuei os motivos pelos quais acreditava estarmos com a necessidade de um terceira avaliação: faltas, desatenção, estudos de véspera e um certo descompromisso intelectual.
Dentre estes alunos, um garoto, com aproximadamente 18 anos, insistia em me dizer que apesar de pouco ter aprendido com as aulas, iria fazer a PF, pois não poderia perder a disciplina. De imediato, lembrei dos conselhos dispensados a ele durante o semestre, sem que com essa atitude eu pudesse saber os motivos de seu flagrante desinteresse.
No dia seguinte, como combinado, apliquei a avaliação para esta turma, com a esperança de que minhas palavras, proferidas no dia anterior, tivessem provocado alguma reflexão. Eu estava EXAUSTO e pela única vez nestes quase dez anos de docência, DESANIMADO.
Qual não foi meu descontentamento, quando notei muitos alunos tentando "pescar" a resposta do colega, durante a realização da prova. Certeza de que meu esforço havia sido inútil(?).
Nos instantes seguintes, pedi a Deus um sinal de perseverança para continuar com minhas atividades acadêmicas, pois alguns problemas de saúde em minha família e os baixos salários tornavam a rotina das aulas, de certa forma, ainda mais difícil. Ao final de minha oração, aquele mesmo aluno do dia anterior, entrara na sala. Já se passavam 40 minutos desde o início da aplicação da prova, e eu, a esta altura, somente pela fé podia enxergar motivação.
Ao falar com este adolescente e perguntar a ele se seria razoável realizar a final em poucos minutos, ele me respondeu: Caro AMIGO, pensei muito em tudo que o senhor nos disse ontem. Gostaria de lhe dizer que por ter assumido muitas disciplinas, não pude assistir suas aulas. Sei que recurso é uma matéria muito importante, e que para além da aprovação, eu preciso saber a matéria para poder exercer bem meu estágio. Eu poderia entrar e tentar a aprovação, mas venho aqui, apenas para me justificar, lhe pedir desculpas, assinar a lista e lhe entregar a prova em branco. Espero por suas lições no próximo semestre!
Ao final deste encontro, este menino se fez homem, e eu, professor!
Por estas e todas as outras experiências que vou viver com meus alunos, registro aqui meu agradecimento pelas incontáveis lições de vida e humanidade!
Grande abraço.
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